Tel: (11) 2143-0111

Whatsapp (11) 96449 -5150

20 ALIMENTOS QUE AUMENTAM A IMUNIDADE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Em período de enfrentamento da pandemia de COVID19, não há nada mais justo do que cuidar do sistema imune, não é mesmo? E, para ajudar você nessa tarefa, fizemos uma lista com 20 alimentos que aumentam a imunidade!

Quando o nosso sistema imunológico está enfraquecido, ficamos predispostos ao contágio de doenças e complicações que atrapalham a qualidade de vida. Por sua vez, manter um cardápio rico em vitaminas e minerais imunomoduladores é auxiliar o corpo a se tornar uma estrutura mais forte e preparada contra o ataque de patógenos.

 

O QUE É BOM PARA FORTALECER O SISTEMA IMUNOLÓGICO?

Basicamente, para fortalecer o sistema imune, é necessário manter um estilo de vida saudável. Não sabe como? Veja as principais dicas a seguir:

  1. durma de 6 a 8 horas de sono com qualidade;
  2. não fume;
  3. não fique demasiadas horas no Sol;
  4. evite bebidas alcoólicas;
  5. procure formas para aliviar o estresse;
  6. pratique atividades físicas moderadamente;
  7. só use medicamentos quando realmente for necessário;
  8. tenha sua carteira de vacinação em dia;
  9. mantenha uma alimentação balanceada.

Percebeu que uma das orientações é manter uma alimentação balanceada? Você também pode intensificar o consumo de alimentos ricos em vitaminas e minerais que aumentam a imunidade!

 

O QUE SE DEVE COMER PARA AUMENTAR A IMUNIDADE?

Preferir alimentos in natura, ou seja, alimentos não-processados, ricos em nutrientes, minerais e compostos bioativos com ação antioxidante e anti-inflamatória são ótimas opções para manter a imunidade em alta!

Também é preciso pensar que beber muito álcool, abusar do sal, consumir excesso de açúcar, ingerir muita cafeína e economizar no consumo de fibras são hábitos alimentares que enfraquecem o sistema imunológico e, por esse motivo, devem ser evitados por quem deseja aumentar a imunidade.

NO PRÓXIMO TÓPICO, VOCÊ CONHECERÁ UMA LISTA DE OPÇÕES PARA INSERIR NO CARDÁPIO!

 

20 ALIMENTOS QUE AUMENTAM A IMUNIDADE

1. SPIRULINA

 

A spirulina é uma cianobactéria, também chamada de alga azul, composta por diversos nutrientes e compostos bioativos, como proteínas, minerais, vitaminas e carotenoides. Recebeu o título de “O Melhor Alimento para o Futuro” pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e auxilia no fortalecimento da imunidade.

Um estudo que avaliou a suplementação diária de spirulina em portadores de HIV, observou melhora significativa na resposta imunológica dos pacientes. Isso porque houve aumento das células CD4 e também a redução da carga viral após o uso.

2. COUVE

 

A couve é um vegetal verde escuro que, além da vitamina C, é rico em vitaminas do complexo B e nos minerais magnésio e zinco. Toda essa composição contribui para a regulação de uma extensa variedade de atividades do sistema imunológico.

3. GENGIBRE

 

O gengibre contém na composição gingerol, um potente antioxidante que lhe confere sabor picante. Além disso, ele é conhecido como sendo um alimento anti-inflamatório e antibacteriano, que contribui com funcionamento do sistema imune em dia.

4. LARANJA

 

A laranja é um exemplo de fruta cítrica e também uma das principais fontes de vitamina C existentes na natureza. Esse nutriente atua protegendo as células contra os danos causados pelos radicais livres e ajuda a fortalecer a imunidade.

Acesse o artigo: CONHEÇA 10 SUCOS PARA AUMENTAR A IMUNIDADE, a fruta está presente em diversas preparações.

5. CHLORELLA

 

A chlorella é microalga verde que apresenta em sua composição nutricional vitaminas e minerais que auxiliam no funcionamento adequado de todo o corpo. Seu consumo tem efeito positivo no sistema imunológico e, portanto, ela pode ser uma aliada para quem deseja manter a imunidade em alta.

De acordo com o estudo “Efeito Imunoestimulador Benéfico da Suplementação a Curto Prazo de Chlorella”,  que durou 8 semanas, o consumo da microalga em comprimidos demonstrou efeitos imunoestimulantes no grupo tratamento, mas não no grupo placebo.

#RECEITA

 

Com a união de alguns desses ingredientes já é possível fazer uma receita e contribur para o bom funcionamento do seu sistema imune. Que tal um suco verde com chlorella? Veja a receita a seguir:

Fonte: https://my.oceandrop.com.br/alimentos-que-aumentam-a-imunidade/